Socorro, minha mãe é minimalista!

Hoje não é preciso procurar muito pra encontrar histórias de superação e luta de pessoas que ficaram um ano sem comprar roupas.

As histórias dessa superação, em suma, vem com a mudança das compras que antes eram feitas em lojas que ganham mais se você fizer o cartão do que comprar a roupa e agora são feitas em lojas que tem um perfume melhor que o da Boticário, ou então naquele brechó em que a sobrinha da dona ao terminar o curso da faculdade e super desligada dos bens materiais mostrou pra tia que não fazia sentido vender um milhão de peças de roupas por um real cada quando se podia vender duas peças (muito bem escolhidas pela autodeclarada coolhunter) por cento e cinquenta cada.

Esse movimento minimalista de classe média alta, e eu vou voltar a falar dele no futuro, me fez pensar na validade das lutas por uma hegemonia alternativa, uma que consuma menos e mais conscientemente.

Porque já faz anos que minha mãe somente compra roupas uma vez por ano. Em dezembro, com o décimo terceiro em mãos, lá se vai minha mãe comprar o estritamente necessário pra passar o ano seguinte, geralmente ela só compra o que teve de jogar fora (mais provavelmente virou pano de chão) no ano que passou.

Isso faz de minha mãe minimalista?

Não, minha mãe não faz ideia do que é minimalismo, minha mãe sabe o que é passar perrengue.

Por isso o elitismo de determinados termos afasta mais as pessoas da luta do que as atrai. Por anos meus pais foram vegetarianos, para juntar dinheiro e construir a casa própria, sem saber o que era vegetarianismo. Hoje se você fala em comidas vegetarianas a primeira coisa que lhes vem à cabeça é que deve ser muito caro não comer carne.

Façamos as nossas lutas populares ou estamos discursando pra convertidos apenas.

Screenshot_20181218-001231~2.png

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s